Novidades

Dicas para o uso consciente da internet



Para você que se preocupa com a segurança da sua Internet, abaixo segue uma lista de dicas de como navegar com segurança.

bloquear-computador

 

1. Verifique regularmente as configurações de privacidade nas redes sociais e atualize-as sempre que necessário.

2. Utilize sites seguros sempre que possível, por exemplo, aqueles que possuem https, porque as informações enviadas para estes sites são criptografadas.

3. Se não tiver tempo de ler todos os termos e condições quando realizar o registro em um site novo, recorra a ferramentas tais como o EULAlyzer. Esse tipo de programa analisa as licenças e avisa sobre os riscos que você corre na instalação.

4. Todos são responsáveis por denunciar conteúdos impróprios encontrados na net.

5. De vez em quando, é importante procurar o seu nome (ou programar um alerta do Google para isso) para ter uma melhor compreensão do que os outros vão encontrar sobre você online.

6. Lembre-se que as relações estabelecidas na internet merecem os mesmos cuidados tomados no contato pessoal. Portanto, não revele a estranhos informações pessoais.

7. Se tiver algo de íntimo para dizer a alguém e queira guardar segredo, use o telefone ou fale pessoalmente.

8. É fundamental pensar antes de publicar um post. Controle o quê e para quem você publica. Em algumas redes sociais você pode escolher o que quer tornar público e o que somente seus amigos podem ver. Pense bem! Nesse ambiente, informações pessoais podem se tornar públicas.

9. Evite dar endereços de lugares onde frequenta, onde mora ou estuda. Muito cuidado com o check-in.

10. Tome cuidado com novas amizades e procure referências antes de considerá-las como conhecidas. Nem sempre o excesso de amigos virtuais é positivo.

11. Evite usar a webcam com estranhos. Sua imagem pode ser manipulada e você ser ameaçado de ter essa foto montada em situações humilhantes e divulgada entre amigos e familiares.

12. Não se deixe fotografar em cenas comprometedoras, nem mesmo envie qualquer foto sua a uma terceira pessoa. Por mais que confie em quem está recebendo o material, o conteúdo pode cair em mãos erradas.

13. Opte por gravar conversas quando se sentir ameaçado. Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e redes de relacionamento.

14. Crie uma senha forte, mesclando números, letras e outros caracteres. Não compartilhe suas senhas com ninguém. Não repita suas senhas e, caso precise armazená-las, que seja em local protegido. Serviços oferecem ‘tokens’ no celular para dificultar roubo de senhas.

15. Coloque uma senha em sua rede wi-fi e troque a senha padrão do seu roteador.

16. Não instale em seu computador programas piratas ou de origem desconhecida.

17. Instale um antivírus em seu computador e o mantenha devidamente atualizado. Habitue-se ainda a atualizar as mais recentes atuações disponíveis pelo fabricante do sistema operacional.

18. Não clique em links da web presentes em e-mails, nem abra arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Aprenda a reconhecer e-mails maliciosos. Se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.

19. Bloqueie suas telas sempre que se ausentar do computador e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos.

20. Faça operações que envolvam senhas apenas em dispositivos pessoais.

21. Aprenda a deletar as informações do smartphone de forma remota.

 

FONTE: UOL – http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/10/no-dia-da-internet-segura-veja-21-dicas-sobre-o-uso-consciente-da-net.htm